Como aproveitar a Black Friday?
Enxurrada de anúncios. Já no início de novembro começam os preparativos para a Black Friday. É uma enxurrada de anúncios, prometendo toda sorte de promoções. Em meio a tudo isso, nós consumidores, ficamos divididos entre o receio de fazer compras ruins e o medo de perder boas promoções.
Mas e aí, como se organizar para aproveitar a Black Friday?
O que fazer
Liste o que você precisa
Faça uma lista do que você está precisando e defina uma prioridade entre elas. Pode ser no computador, ou em uma folha de papel mesmo. O importante é que você tenha clareza sobre quais são, de fato, suas necessidades.
Porque em meio a tantos anúncios, isso vai te ajudar a focar sua atenção nos itens que você realmente precisa. Além disso, vai te prevenir de ficar navegando sem rumo por coisas sem importância, que você pode acabar comprando sem precisar e, depois, vai se arrepender.
Defina um orçamento
Em segundo lugar, estabeleça um limite para ser gasto. Se possível, faça uma pesquisa de preço antes da Black Friday. Por exemplo: preciso de um celular, e estou disposto a pagar até R$1.000 por ele.
Assim, quando você for bombardeado por promoções, vai saber reconhecer rapidamente as boas oportunidades, e se estão adequadas ao seu orçamento.
Pesquise opções
Por fim, é importante pesquisar mais de uma opção antes de bater o martelo. A diferença de preço entre vendedores pode ser BEM grande. Quanto mais pesquisar, melhor. Mas, se o tempo estiver muito curto, tente olhar ao menos três opções.
O que não fazer
Navegar sem rumo
Perambular sem rumo pela internet vai acabar te levando a compras desnecessárias. Aquele anúncio maravilhoso do Instagram, ou aquela propaganda antes de começar o vídeo do Youtube foram planejadas minuciosamente pra que você compre.
Por isso, um exercício interessante é, antes de fazer uma compra na internet, se perguntar como você chegou até ali. Você precisa mesmo disso ou foi parar nessa compra de repente?
Comprar o que não precisa, porque está barato
“Nem estou precisando, mas estava tão barato!”. Pense o seguinte: é ainda mais barato se você não comprar.
Se atolar em parcelas
Se atolar em parcelas é a chave pra passar o resto do ano com dor de cabeça. Além disso, em alguns casos, há juros para o parcelamento. Então, evite parcelamentos, a menos que seja extremamente necessário. Lembrando que, pra isso, é fundamental ter uma boa organização financeira.
Dicas extra pra Black Friday
Atenção a fraudes
Black Friday também é um momento para estar atento a fraudes. Então, MUITO CUIDADO COM LINKS! Gostou de uma promoção? Na dúvida, entre no site oficial da empresa.
Cuidado com seu cartão de crédito
Se vai comprar com cartão de crédito, tenha atenção se o site é seguro. Além disso, dê sempre preferência ao uso do cartão virtual.
Metade do dobro
Compare o preço da promoção com o preço habitual. Há casos em que o anunciante sobe o preço na véspera da Black Friday para, na sequência, fazer uma falsa promoção.
Pra finalizar, desejamos que você aproveite esse momento com responsabilidade e consciência, aproveitando boas oportunidades, mas dentro do seu orçamento e em conformidade com suas necessidades. Afinal de contas, quem esbanja com o que não precisa, escasseia com o que é necessário.
Saiba mais: