Como montar um cronograma de estudos para o Internato?
A vida no internato não é fácil! Entre estágios, plantões, reuniões clínicas e apresentações de caso, ainda há o desafio de se preparar para a residência. Para conseguir conciliar tantas coisas e não enlouquecer, é primordial ter um cronograma de estudos. Listamos 6 dicas pra você montar o seu.
Não force a barra
Se você não está acostumado a seguir uma rotina de estudos, comece com pequenas metas para se habituar. Inicie com planos semanais que sejam simples de cumprir, como estudar um tema do seu rodízio por 30 minutos todos os dias durante uma semana. Depois de bater uma meta mais simples, você terá motivação para tentar desafios maiores.
Priorize
Para iniciar, defina quais são as tarefas mais importantes. Depois de alocá-las em seu tempo disponível, vá adicionando os demais afazeres. Isso vai te ajudar a fazer o que, de fato, deve ser feito. Na correria do dia-a-dia, muitas dessas tarefas são jogadas para depois.
Viva seus estágios
O foco em cada estágio deve ser absorver ao máximo o que ele tem a te ensinar. Priorize isso, já que antes de passar na residência, é preciso se formar médico. Converse com quem já passou no rodízio para entender melhor a rotina, os momentos mais cansativos, e quais os melhores materiais para estudar. Leve isso em consideração quando montar seu plano.
Reserve um tempo para resolver questões
Sempre reserve um tempo para resolver questões sobre os temas que você estudou durante aquela semana. Isso irá ajudar na fixação do conteúdo e a identificar possíveis dificuldades. De quebra, também vai te ajudar a se preparar para as provas – da faculdade e de residência. Para isso, há aplicativos como o Medway e MedQ que reúnem diversas questões separadas por matérias e seus respectivos temas.
Imprevistos acontecem, saiba lidar com isso
Imprevistos acontecem e sempre vão acontecer. Quando ocorrer com você, não se desespere. Realoque a pendência para outro horário, ou intercale com os temas propostos para a nova semana. Lembre-se: mais importante do que estudar tudo, é dominar as coisas mais importantes.
Reserve um tempo pra descanso e lazer
Ninguém suporta trabalhar ou estudar em alto rendimento sem descanso. Por isso, reserve períodos no seu cronograma para relaxar – tanto janelas ao longo do dia, quanto períodos na semana. Se já sabe que haverá um dia mais cansativo, procure balancear seu cronograma para compensá-lo. Respeite esses períodos rigorosamente. É melhor manter a constância do que ter picos de estudo intercalados por longos períodos de esgotamento e baixo rendimento.
Como não surtar na faculdade de medicina
Dica Extra: escreva suas metas
Separe um tempo para se planejar e sempre registre o plano em algum lugar – seja em um arquivo no computador ou em um papel. Se possível, mantenha esse plano visível. Isso vai impedir que você se esqueça do que tinha planejado e vai te estimular a cumprir seu objetivo.
Apesar de desafiador, o internato é uma fase única, muito sonhada desde o vestibular, que vai te ensinar MUITA medicina e render histórias para a vida inteira. Por isso, aproveite-o ao máximo.