O que fazer com o dinheiro dos primeiros plantões?
“O cara ganha mais de R$20.000 por mês e tá todo endividado…”.
“… trabalha igual a um louco… mas não junta nada.”
Quem nunca ouviu uma história assim?
Ao fim da faculdade, será a sua vez de cuidar do seu dinheiro. De repente, um mundo de possibilidades se abre – “é só dar um plantãozinho…”. A forma como você lida com o dinheiro vai impactar demais a sua vida profissional, seus relacionamentos, sua felicidade.
Há pouco espaço para essa discussão na faculdade. Por isso, de forma resumida, listamos aqui 3 dicas sobre o que fazer com a grana dos primeiros plantões.
1-Comece a anotar sua remuneração e despesas
A primeira coisa é começar um controle financeiro.
Você pode montar uma planilha em Excel, anotar tudo em um caderninho ou utilizar um aplicativo para isso – como o Mobills, Organizze ou GuiaBolso. A única coisa que você realmente precisa fazer é registrar tudo o que receber e gastar no mês.
Em qualquer orientação sobre finanças pessoais, esse será o primeiro passo. É isso que te possibilitará ter um diagnóstico sobre o seu equilíbrio financeiro e traçar planos.
Além disso, você saberá quanto gasta por mês, como gasta e quanto sobra.
2-Defina suas metas
Você tem vontade de viajar com os amigos no final de ano ou então comprar um carro? Depois de anos de sacrifício com poucos recursos, é justíssimo que você reserve uma parte do seu dinheiro para comprar algumas coisas que sempre teve vontade, mas isso exige um bom planejamento. Ao invés de se comprometer com parcelas e dívidas para realizar seus sonhos, defina metas e se programe para atingi-las. Estime quanto vai precisar e comece a guardar uma parte desse valor todo o mês.
Use sempre sua planilha de controle financeiro para manter-se dentro do orçamento. Postergue e planeje as suas compras para poder pagar à vista, com desconto, e evite pagar juros em compras parceladas ou fazer empréstimos.
3-Pague suas dívidas
É normal que durante a faculdade, você e sua família tenham se apertado para manter as contas em dia, contratado empréstimos e financiamentos. Agora, com sua renda como médico, é a hora de pagar financiamentos e zerar as pendências.
Separe uma parte dos seus primeiros recebimentos para formar uma reserva para emergências, em torno de 3 – 6 meses da sua renda mensal. Após formar essa reserva, é importante que você priorize liquidar todas suas dívidas e financiamentos. Os juros pagos em empréstimos são tipicamente maiores do que os rendimentos que você vai obter em investimentos, então não deixe para depois e zere as dívidas o quanto antes.
EXTRA -Aprenda a Investir
Depois de organizar suas finanças e pagar as dívidas, chegou a hora de começar a investir. É normal que você não conheça muito de investimentos no início da sua carreira e, por isso, o recomendado é começar com opções mais conservadoras. O primeiro passo é a reserva de emergência.
Evite investimentos em poupança, títulos de capitalização ou aquilo que seu gerente do banco parece querer te empurrar, também evite seguir as dicas “quentes” de amigos e procure a orientação de especialistas. Abra uma conta em uma corretora e invista em fundos e ativos de renda fixa, como CDB e tesouro direto. Em paralelo, procure por cursos de educação financeira. Após estudar, aumente o risco de sua carteira gradualmente, investindo também em fundos multimercados e de ações, de acordo com seu perfil de risco.
Quer fazer residência? Bom começar a fazer sua reserva financeira para isso.
Existe um período da carreira médica em que a sua renda deve diminuir: a residência. Como sobreviver a esses anos de orçamento mais apertado?
O importante é se planejar o quanto antes. Mantenha suas despesas enxutas, e não faça grandes aquisições (casa, carro etc.) logo após a formatura. Dessa forma, você vai juntar uma boa reserva antes de entrar na residência e vai poder se dedicar totalmente a ela.
Ter um bom salário não basta. O fundamental é gastar menos do que se ganha. Por isso, a importância de anotar seus gastos rotineiramente. Quem não sabe administrar o pequeno, não sabe administrar o grande. Por isso, comece a cuidar adequadamente do seu dinheiro imediatamente. Vai fazer toda a diferença.