Relato de uma estudante
“Foi um alívio ter fôlego financeiro e voltar a cuidar de mim”. Confira a entrevista com uma de nossas clientes e estudante da Unievangélica.
Ludielly é estudante do 5º ano de medicina pela Unievangélica, em Anápolis, e encontrou aqui na Alume uma forma de aliviar da família o peso financeiro da sua faculdade. Com o sonho pela obstetrícia, a universitária aproveitou a conquista do financiamento para trazer coisas novas para sua vida e da sua mãe. Conheça a jornada da Ludielly com a Alume nesta entrevista:
Alume: Oi, Ludielly. Conta um pouquinho como foi sua experiência com a gente?
Ludielly: Bom, eu estava mudando para outra cidade e minhas despesas com a faculdade estavam ficando cada vez mais altas e sobrecarregando financeiramente a minha família. Eu queria achar um financiamento estudantil com juros baixos e que fosse fácil para quitá-lo após a minha formação. Assim, conseguiria desafogar as finanças da minha família e puxar essa responsabilidade da faculdade para mim.
Foi então que eu comecei a pesquisar opções de financiamento estudantil. Meu primeiro contato com vocês foi pelo Instagram e no início fiquei um pouco desconfiada, pois a taxa de juros de vocês realmente é bem abaixo do que se encontra atualmente no mercado. Recebi o feedback da Alume com a primeira análise após meu cadastro e, a partir dali, iniciamos uma conversa e várias reuniões para tirar todas as minhas dúvidas e me deixar mais tranquila.
“Aliás, essas reuniões e o atendimento de vocês foram muito importantes para que eu ficasse cada vez mais confiante na decisão. A velocidade do processo também foi muito boa.
_
Após a aprovação do avalista, em uma semana o dinheiro já estava na conta da faculdade, sem muita burocracia.
Alume: A gente fica muito feliz com esse relato e que deu tudo certo. E como foi o processo com a universidade?
Ludielly: Como eu era bolsista, eu já tinha um acesso frequente ao setor financeiro da faculdade. Quando solicitei a documentação, eles me ligaram para entender se realmente era seguro – até para poder levar essa nova opção para dentro da universidade. O financiamento que eles têm disponível hoje com um banco não é tão facilitador, pois eles financiam um semestre, mas você precisa quitar logo no semestre seguinte. Ou seja, você acumula o pagamento do financiamento e as mensalidades do semestre em curso. Enfim, quando eles ficaram sabendo das condições diferenciadas da Alume, eles demonstraram interesse, facilitaram em tudo e foram ágeis na documentação.
Alume: Você comentou que pesquisou outros financiamentos antes de encontrar a Alume. Quais foram as barreiras ou dificuldades que você encontrou nessas outras opções?
Ludielly: Eu busquei os programas de financiamento estudantil de vários bancos conhecidos, só que todos eles impõem muitas exigências que dificultam muito conseguir o crédito. Um dos programas que eu mais me aproximei, solicitava a comprovação de renda fixa acima de R$10 mil e o valor das mensalidades da faculdade não poderia exceder 30% dessa renda. Eu não tinha essa condição, nem mesmo se eu somasse os salários da minha família. Eles ainda exigiam um certo valor de movimentação financeira mensal e a aquisição de um seguro de vida. Isso só inviabilizava cada vez mais. Nesses programas é praticamente impossível conseguir o financiamento.
Alume: O que muda a partir de agora na sua vida com a entrada desse crédito da Alume?
Ludielly: A minha renda estava toda voltada para os meus custos com a faculdade e estava ficando muito difícil, muito apertado. Pra você ter ideia, eu não conseguia comprar nada pra mim – até minhas roupas estavam ficando velhas. Eu sempre tive que poupar e qualquer coisa fora daquele custo mensal programado sobrecarregava a minha mãe. A faculdade toma muito tempo e eu não tenho uma renda própria.
Então, em termos práticos, foi um alívio poder ter esse fôlego financeiro e voltar a investir e cuidar de mim, da minha autoestima e da minha mãe.
_
Saímos para comprar roupas, fomos ao salão de beleza – parece pouco, mas faz muita diferença ter esse momento de trazer coisas novas para nossa vida, de pensar um pouco na gente. Há mais de quatro anos não fazíamos algo desse tipo. É muito bom sentir isso de novo.
Alume: Queria saber um pouco dessa relação com a sua mãe. Como ela viu essa sua decisão de ir até o final com o financiamento?
Ludielly: Quando eu levei a ideia do financiamento, num primeiro momento ela ficou um pouco receosa. Minha mãe sempre teve aquela expectativa de conseguir pagar todo o meu curso e de ver a filha se formando médica com o esforço financeiro dela, sabe? E um dos maiores medos dela também era eu me frustrar ao tentar o financiamento, porque isso já tinha acontecido e eu fiquei muito abalada. Depois veio o questionamento de como seria o pagamento após a minha formação, se eu passaria a vida toda quitando as parcelas ou se isso poderia me apertar financeiramente ainda mais. Mas logo ela entendeu que seria bem diferente e muito melhor do que imaginava.
Alume: Ludielly, a Alume acredita que está investindo na sua carreira e nosso maior desejo é que você tenha muito sucesso. Por isso, a gente também tem planos de oferecer um programa de mentoria para te apoiar com outras questões ligadas à sua profissão. O que você gostaria de ver nesse programa? Como a gente poderia te ajudar, além do crédito?
Ludielly: Acredito que um dos pilares da mentoria poderia ser a gestão financeira mesmo. Nos auxiliar em como administrar nossos primeiros salários após a graduação e ensinar sobre investimentos, por exemplo. Eu tenho pouco conhecimento sobre isso. A primeira vez que eu vou fazer a gestão do meu dinheiro será após a minha formação. Acho que a maioria do estudante de medicina é assim, né? Outro ponto importante seria uma mentoria sobre como escolher a nossa residência ou como podemos nos organizar ao longo desse período.
Alume: Por fim, qual momento do processo com a Alume você considera que te deu mais alegria?
Ludielly: Ah, o momento mais legal foi quando vocês me ligaram falando que eu tinha sido aprovada e que em dois dias o dinheiro estaria na conta da faculdade (risos). Lembro que estava no estágio quando recebi a ligação… Fiquei muito feliz!
Faça como a Ludielly, solicite seu financiamento Alume clicando aqui.